Vazamento que aconteceu no Rio de Janeiro pode chegar ao Espírito Santo.
No ultimo dia 8, um vazamento de Óleo causado pela empresa americana Chevron atingiu a Bacia de Campos, no norte do Estado do Rio de Janeiro. O vazamento preocupa especialistas ambientais capixabas que temem que o óleo possa chegar ao Espirito Santo.
O vazamento foi provocado por uma rachadura no solo do oceano, uma fenda de 300 m surgiu durante a perfuração de um poço de petróleo no campo do Frade, na bacia de Campos, a mais de 100 km da costa.
Dependendo da quantidade de óleo que vazar é possível que ele chegue ao estado. Mas, especialistas orientam que talvez ele não chegue ao litoral capixaba, mas pode trazer prejuízos a biodiversidade na costa capixaba. O diretor do Instituto Orca, Lupèrcio Araújo, acredita que há grandes possibilidades do material chegar á costa do Espírito Santo se o vazamento não for logo controlado”, destaca o diretor.
A empresa Chevron, responsável pelo vazamento pagou uma multa no valor de R$ 50 milhões o valor máximo estipulado com base na Lei do Óleo. Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, novas multas poderão ser aplicadas depois de análises de relatórios. ““Estamos colhendo informações e desde o primeiro momento do acidente o Ibama esteve mobilizado”, garantiu a ministra.
A chegada do óleo no estado irá depender das condições climáticas, que, neste momento, estão colaborando, já que o vento está soprando para leste, na direção oposta a da costa brasileira. Se o vento mudar, o óleo pode chegar nas praias capixabas.