quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Um dia na Ilha das Caieras

O Espírito Santo é um estado rico em belezas naturais e sem dimensão para tanta cultura e diversidade. A Ilha das Caieras localizada na cidade de Vitoria reflete um pouco disso. Em um ambiente repleto de cultura, cor, memórias e pessoas importantes que ajudaram a escrever a historia deste lugar. Na grande São Pedro,a lha das Caieras recebe muitos turistas, restaurantes ,desfiadeiras de siri estão  presentes na Ilha. Boa parte de seus moradores possuem algum contato com a pesca, o mangue e a cultura presente. Os amigos Emanuel e João Pedro fazem parte da criação das redes para a pesca muitas são vendidas sob encomenda ou utilizadas pelos próprios pescadores da área.


A atividade na ilha começa bem cedo, a busca pelo siri, os peixes. Os pescadores vão bem cedo em direção ao mangue. Esse papel vem se repetindo com o passar dos anos,os homens no mangue e as mulheres desfiando os siris.Mas,isso tem mudado nas Caieras,muitas famílias tem saído em busca de outras oportunidades de trabalho fora da Grande São Pedro.
Todos os dias é possível encontrar um grupo de amigos ao redor do Restaurante Pirão da Ilha, como o caso do senhor Luiz, um grande conhecedor da cultura, pessoas e as historias que rodeam este lugar. Não é diferente com o Raul,que relembra como era bonita e sem maldade a infância na ilha,sempre referindo ao exemplo do pai que criou tantos filhos e ensinou a honestidade e os prazeres da pesca ,trabalho e dignidade . Embora, atualmente a Ilha conte com um píer e ruas afastadas ele diz que antigamente não era bem assim, eles abriram ruas para brincar, se divertiam próximo a prainha e sempre trabalhando próximo ao mangue e em união a família
Atualmente, o local conta com academia,quadras de esporte e um grande píer que proporciona uma vista agradável e que muitos caminham,pratica esportes como skate, corrida. Um dia na ilha é muito mais que comprar um siri desfiado, ou almoçar em um restaurante local, conhecer a cultura e conversar com os moradores mais antigos remete uma idéia de lembranças e crescimento para este lugar.
Durante os finais de semana a ilha se transforma, assim como no por do sol. Dia de restaurante cheio, maquinas fotográficas e pessoas diferentes por todos os lados, é assim que funciona o sábado e domingo na ilha. Muitos visitantes vão apreciar a culinária capixaba e frutos do mar (mangue).Além,de aproveitarem para conhecer o local e desfrutar da vista.O por do sol nas Caieras e outro ponto que muitos moradores,turistas não negam ser indescritíveis.
Ao visitar a ilha das caieras é aconselhável fazer um passeio de canoa ou em barcos de pescadores da região, além de escutar uma historia real sobre a vida na ilha a paisagem é compensadora. A paz que muitos encontram em dia na ilha é compensador.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mestres Espanhois pela primeira vez no Brasil

O palácio Anchieta recebe a exposição inédita das obras dos quatro gênios espanhóis que mudaram o conceito e a forma de ver o mundo da arte. As infografuras de Francisco Goya, Pablo Picasso, Salvador Dalí e Joan Miró. Esta exposição fica até o dia 2 de Outubro.

A exposição Mestre Espanhóis incluem uma ampla variedade representativa de retratos, paisagens, tragédia, comédia entre cenas mitológicas, deuses e demônios do Artista Francisco Goya, que possui uma habilidade de observar em seus trabalhos o movimento da multidão e os hábitos do povo. Já o pintor Salvador Dalí, que está representado pela mostra Faust, apresenta obras que chamam atenção pela combinação de imagens bizarras, oníricas e pela qualidade plástica. “O surrealismo estiga as pessoas e chama atenção. O mistério de alucinações com as telas” afirma a professora de artes plásticas, Cintia Maira.

A mostra Tauromaquia de Pablo Picasso é a visão do mestre da arte do século XX, ele dá sua interpretação particular do Surrealismo no cotidiano. “Não consegue entender as gravuras sem o poema, nem o poema sem a literatura” destaca a mediadora da exposição, Rafaela Avelar. O quarto mestre é conhecido como Miró. Este retrata a natureza na visão de um homem primitivo ou uma criança. Após a Segunda Guerra, Joan Miró expressa o seu poder criativo na sua obra constelações.

Durante a comemoração do aniversario de 460 anos de Vitoria, as gravuras originais de colecionadores europeus vão estar disponíveis no Palácio Anchieta. Pela primeira vez no Brasil, “Mestres Espanhóis” trás com exclusividade para o aniversario da capital a genialidade destes mestres, a entrada é franca.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

O alcoolismo que atingiu Sócrates do Futebol

O jogador do futebol mundial é internado por uma ameaça de morte

Nesta segunda feira, 5 de Setembro foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O jogador Sócrates Brasileiro Sampaio, um dos grandes jogadores do futebol mundial. A internação gera em torno de um sangramento que ameaçava mata – lo.

Aos 57 anos, ele é um rosto famílias aos Brasileiros. Ídolo do Corinthians e da seleção Brasileira. O jogador é também alcoólatra, começou a beber durante a universidade e nunca mais parou. Em consequência de décadas de excesso, desenvolveu cirrose hepática, doença degenerativa que destrói o fígado e provoca o colapso do restante do organismo.

A exposição ao álcool não afeta apenas a pessoas publica e conhecidas. “O Sócrates é um homem bem – sucedido, brilhante e, além de tudo, médico. Se aconteceu com ele, pode acontecer com qualquer um”, destaca uma das maiores autoridades em alcoolismo no páis, Ronaldo Laranjeiras.

O Brasil tem número de alcoólatras estimado em 15 milhões, o dobro da população da Suíça. Dentro destes milhões de vitimas, a cirrose causada por álcool mata mais de 11 mil pessoas por ano. O Alcoolismo também mata 32 mil pessoas por ano no Brasil, e está por trás de 60 % das mortes no trânsito e 72% dos homicídios.

Os médicos da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas, que se dedicam a estudar a dependência química no Brasil, estimam que, na verdade, 10% dos 192 milhões de brasileiros, ou 19 milhões, que tenham problemas graves com a bebida. “O drama de uma pessoa pública querida mostra que pessoas inteligentes e fortes também podem se tornar dependentes”,afirma Ronaldo Laranjeiras.


Informações:

Muitas pessoas estão morrendo por conta do excesso de consumo de bebidas alcoolicas e drogas, por favor, cuidado minha gente!  Acidentes,mortes e vitimas..na maioria inocêntes!


Quer beber assuma as consequencias,mas, por favor não acabe com vidas! Viajar é muito bom, entrar na vibe da alegria melhor ainda..mas, responsabilidade é a maior alegria que todos podem ter!

sábado, 17 de setembro de 2011

Diversão entre amigos

Muitos jovens quando viajam para fora de seu País procuram outros amigos para se reunir em datas comemorativas.  O ano novo em Park City- Utah não foi diferente, cerca de 80 jovens encontraram uma forma de estar mais Próxima do Brasil. Um grupo bem animado que fez questão de mostrar o samba, feijoada e a cor da bandeira Brasileira.

 Na virada do ano de 2010 para o de 2011, estes jovens esqueceram-se do frio juntaram a galera e mostraram que mesmo com a cidade congelada e as impossibilidades diante de barulho,vizinhos e possível ser feliz.  E encantador e acolhedor essa magia brasileira, de querer estar próximo e em união

Caso, você esteja longe da sua cidade, amigos não fique triste em datas especiais. Aproveite a facilidade que as novas mídias oferecem a todos e tente encontrar pessoas próximas de você onde quer que esteja. Viva a felicidade e a alegria de estar perto.

Fica a dica


Aproveite o sábado e encontre os amigos de longa data. Não sabe por onde anda seus amigos de colegial? Entre na internet e acesse o facebook. Estar perto de quem se gosta não tem preço, outra coisa legal e marcar um final de semana com as amigas e amigos e alugar filmes, marcar uma praia ou ate aquele jogo de frescobol. Que tal relembrar o passado e jogar UNO? Quando se esta longe de casa em outro País, muitas pessoas vêem o quão importante e estar junto com a galera fazendo coisas ditas normais.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Exposição de Fotojornalismo

Neve gera nostalgia

Diariamente, muitas pessoas acordam com uma vontade de colocar tudo na mala e sair mundo a fora. Mas, nem sempre isso é possível. Viajar alivia a mente, anima os ânimos e te leva a lugares tão diferentes do que esta acostumada que alguns dias fora da rotina parecem eternos prazeres.

Hoje acordei com uma vontade imensa de estar na estação de esqui de Park City- UTAH nos Estados Unidos. Uma semana de provas atrás da outra, muito estudo e obrigações acadêmicas estão me deixando com uma sensação que preciso esquiar urgente.

 Quando morava nesta linda cidade, acordava por volta das 8 horas da manha e pegava um free bus, ou seja, um ônibus gratuito, ele era tão pontual que você poderia chegar ao ponto de ônibus todos os dias que ele estava La, como se fosse uma espécie de motorista particular. Os motoristas são treinados para não atrasar, e caso adiantem esperam dar o horário certo do transporte no ponto.

Mas, não eh sobre transporte publico e eficaz a que vim escrever. Quando estava a caminho da estação, eu observava as pessoas próximas a mim e como ia sempre acompanhado e nunca sozinho esquiar. Já no meu caso, sempre estava sozinha, pois os horários dos meus amigos eram bem diferentes dos meus. Eu conhecia todos do Deer valley Resort que trabalhavam no RH, local onde eu conseguia meus passes de esquiar (130 dólares), mas, como era funcionaria recebia de graça.

Que sensação de liberdade eu sentia, os primeiros dias levei alguns sustos, brinquei na patinação com as crianças e me divertia gritando TAKE A CARE, ou melhor, cuidado estou na pista. Era divertido, contemplar aquela linda vista do alto do Lift e saber da grandeza deste universo.


Não vejo à hora de voltar para a minha cidade encatada e regada a neves. Mas, enquanto isso não acontece vou voltar a estudar e curtir esse calor do meu Brasil maravilhoso, que eu também amo muito.


UM FAST FOOD VAI BEM

Em todo o mundo,a mudança de comportamento humano tem demostrado uma grande variação na alimentação. Surge com isso a alimentação rápida e instantania, para suprir a fome e adiantar a correria do dia -dia. O MC Donalts que foi criado nos Estados Unidos para ser uma forma de alimentação para os caminhoneiros e pessoas que freqüentavam a estrada e sempre com falta de tempo. O EUA ganhou  o titulo do local mais conhecido pela comida rápida. Existe na região o Burguer King,Wendys,Dennis entre outros.
Apesar,de muitas pessoas no Estados Unidos acharem que tais lanchonetes serem taxadas como locais de trabalho de latinos,lugares baratos para se comer e preferirem lanchonetes mais caseiras e menos famosas e consequentemente mais caras. Embora,essa preferência seja da minoria a maioria da Regioes Megapolitanas do EUA,ainda adotaram esta alimentação.

Os famosos Fast food americanos tem dominado o mercado de sanduiches e lanches rápidos no Brasil. Nesta onda de delicias a lanchonete de Belo Horizonte, Eddies lançou um cardápio diversificado e recheado de combinações de dar água na boca. Já , Espírito Santo, o Rock Burguer tem chamado atenção com os variados sanduiches, sorvetes e um visual que faz referencia das lanchonetes americanas e com um visual moderno e elegante.
Seja onde for, Os lanchinhos rapidos tomaram conta da vida de muitos jovens,crianças e outros adptos.  Embora,muitos critiquem a falta de nutrientes e uma alimentação saudável devido ao excesso de gorduras . Outros afirmam, que a estes são deliciosos,rapidos e baratos.
 Para terminar o noite que tal experimentar ou criar um cardápio diferente ? vamos pegar tudo que tem nesta maleta e colocar dentro de um pão, ei criatividade-fome.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

FESTIVAL DE FILMES PREMIADOS NA UFES

  Mostra de filmes seguida de debates promovida pelo Grupo de estudos Audivisuais


Começa hoje no centro de Artes da Universidade Federal do Espirito Santo, recebe a arte do cinema contemporâneos do cinema mundial. A mostra denominada “Bem vindo ao Cinema Contemporâneo” traz títulos inéditos no Estado, alguns destes premiados em Cannes e de Berlin.  A partir das 17 horas a exibição de “Através das Oliveiras”, de Abbas kiarostami e logo após os debates com o” Os catadores e a Catadora” .

Durante o festival serão exibidos dois filmes diários, com bate- papos sobre as produções. A exibição apresenta desde os filmes dos anos 90 de Abbas Kiarostami ou Claire Denis, a obras mais recentes de Gus Van e Apichatpong Weekarashetakul.

A mostra é uma boa chance para ver filmes que não chegaram às locadoras, como “Gerry”, de Van Sant, com Matt Damon vivendo um dos amigos, ambos chamados Gerry, que se perdem no deserto.


 FIQUE POR DENTRO :


Onde: Auditório do CEMUNI IV, no Campus da UFES, Goiabeiras, Vitoria.
Quanto: Entrada Franca
Quando: Até sexta feira dia 16/09/2011

www.grupograv.wordpress.com



OBS: As informações postadas foram retiradas da edição do Jornal a Tribuna,do dia 13/09/11 , para atividades da disciplina de webjornalismo.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

FRADE E A FREIRA

 
Turista aproveita o feriado de sete de setembro para conhecer os encatos do sul do Espirito Santo. Embora, muitos visitantes conheçam apenas em Cachoeiro de Itapemirim  a casa de Rubem Braga, Roberto Carlos e outros belíssimos museus,o local reserva outros belissimos pontos turisticos.

O final da tarde na beira do rio Itapemirim, que corta a cidade leva até aos caminhos do natural ponto turístico e lendário Frade e a Freira, duas montanhas  que formam a figura de dois religiosos. Com 683 metros de altitude, é motivo de cartões postais e encanto de turistas e capixabas. Esta  formação rochosa de granito, na qual diz uma lenda que um frade e uma freira que se amavam tiveram esse amor eternizado em forma de pedra.

 Segundo, a lenda  as montanhas refletem a um padre que se apaixonou por uma freira que ele trabalhava na catequização dos índios da região, ela o correspondeu com o amor. Deus por sua vez compadeceu com o sofrimento destes, e os eternizou e transformou este amor em pedra. O trajeto é intenso, cercado de trilhas, barro e uma estrada sem nenhuma pavimentação para chegar até o topo da montanha.  “Não imaginava que existia uma trilha tão próxima a BR 101 , e nem que o Frade e a Freira era assim, tão harmônico.  Uma vista que vale a pena ser conferida , destaca o turista  brasiliense Guilherme Marinho






Ainda é um mistério e motivo de curiosidade visitar este local, para os turistas é ideial subir a montanha por volta das 16 horas para contemplar o caminho e avistar as cidades litorâneas  e o por – do – sol . Em dia de chuvas não é aconselhável a subida por conta da estrada e os perigos por conta de relâmpagos e tempestades. Mas, caso o turista queira acordar com o nascer do sol ou se abrigar em dia de lua cheia ou até mesmo por conta de chuvas, um hotel está situado embaixo da pedra, cerca de 500 metros da entrada principal.
Embora, muitas pessoas passem sempre pela BR e avistem o monumento é interessante visitar e conhecer o turismo no sul do Estado. “Trago sempre todos os meus amigos aqui pra cima, apesar da distancia e a estrada , todos sempre querem voltar . Uma energia agradável uma força que vem da natureza, além do por do sol que é um dos mais perfeitos que já vi, afirma a carioca que vive em Cachoeiro, Gabriela Andrade.
INFORMAÇÕES :

Localização: 134 km de Vitória – Próximo a entrada de Cachoeiro de Itapemirim ( BR 101
Curiosidades:
Um desenho feito pelo imperador Dom Pedro II

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Bien Vindo

Um pais rico não significa um lugar onde todos possuem uma economia perfeita ou não existe pobreza. O Peru é um exemplo de riqueza, beleza e diferença. Uma cultura encantadora sobre seu povo,os incas,os descobridor e dominadores de seu pais. Cada museu, pedra, desenho, historia reflete um pais onde o ser é colorido, a rua é uma bagunça e todos são distintos com traços semelhantes. Lima é uma cidade encantadora, com uma arte distinta que cheira a Europa e que fede sangue. Muitos museus,igrejas,praças,ouro e conquista ,tudo que os espanhóis deixaram para este povo.Além,de uma rica experiência em Guerras e fortes,um povo que admira heróis,militares,policias.Uma raça colorida,distinta,amorosa como muitos diriam Hermosa.
Cruzam se a rua admira os movimentos, o transtorno no trafico, o agitar do solares que são cambiados, as vendas de artesanato e o extinto de sobrevivência. A riqueza cultura e o sabor da comida, dês do doce ao salgado ao diferente ao normal de todos. Uma distinção que vem de norte a sul,leste a oeste. Pratos coloridos que varia dês de frutos do mar a carne de animais que são estranhos a outros olhos. Vegetais,doces,misturas,tudo muito sedutor,encantador e distinto.
A simpática e felicidade em receber, apresentar e querer este é um caráter peruano. Muitas famílias ainda hoje regidas por mulheres de fibras, mães de raça e determinação. Ao olhar a estrutura dos Lares vemos a importância da mulher,do cuidado com sua família dês do preparo da comida ate o estar perto,junto.
Estar no Peru quer dizer precisa ir a Cuzco a capital cultural e arqueológica do Peru, onde se encontra variedade dês de pessoas a tudo que se imagina. Turistas,estrangeiros,vendedores e colores.  Edificações que não possuem explicações de tais ajustes e encaixes perfeitos para sua época, palácios, templos com os mínimos detalhes. Feiras e pessoas que tentam manter sua cultura, com trajes, costumes e dialetos. Um povo que vive do passado e tenta fazer seu futuro a partir de vestígios de velhas historias.
As realizações de festas culturais são diariamente concretizadas,ainda mais se o lugar foi Cuzco onde se encontra muitos estrangeiros,turistas e pesquisadores que esperam o momento exato para ir a águas calientes e depois realizar o sonho de conhecer Machu Pichu. Durante a semana do Centenário de Machu Picchu a capital arqueológica recebeu centenas de comemorações dês de festas culturais ate shows de bandas estrangeiras. O comercio e a venda de lembranças ou coisas que lembram seus antepassados se tornou comum em Cuzco, onde bolsas, roupas, comida e muitos típicos são vendidos. Uma grande feira é realizada todos os dias que se denomina Feira de São Pedro onde pode encontrar coisas que variam de preços e no final das contas sai a um preço excelente para os estrangeiros. Vale à pena comer e desfrutar de deliciosos doces locais que são preparados na hora.
Estar em Cuzco é sentir ainda mais a cultura real deste povo, de seus antepassados. Lindas igrejas banhadas a ouro, praças que serviam pra combates e atualmente são retratos reais de tudo que se passou, com imagens de Incas e de descobridores.
As mulheres locais ainda mantêm a forma de lidar com a vida e a rotina, a maioria continua a carregar seus filhos nas costas e usam roupas, cabelos típicos sempre com muitas cores e não deixam de preparar comidas com utilização de batatas, já que o Peru possui mais de cinco mil tipos de diferentes batatas.
Mas uma coisa é certa ir ao Peru e não conhecer Machu Picchu é a mesma coisa que ir a Lima é não comer (Sevite) Ironias a parte. Mas,estar neste pais tão belo e não conhecer uma das sete maravilhas deste mundo é injusto. O Caminho para a Cidade Perdida é longo, é preciso uma hora e meia de trajeto terrestre ate encontrar com o trem com uma duração de duas horas e depois chegar à cidade de Águas Calientes e pegar um ônibus com duração de 30 minutos. Mas, caso queira se aventurar pelas lindas trilhas incas o trajeto dura cerca de quatro dias, com uma vista deslumbrante. Para os mais aventureiros e com muita disposição vale a pena fazer a trilha de bicicleta e depois caminhando esta dura certa de dois dias e podem desfrutar de emoção, descobrimento e bravura.
No fim das contas, não importa como se vai para Machu Pichu o mais importante é estar lá. Não é atoa que é considera uma das sete maravilhas deste mundo. Encantador, distinto, belo, enigmático é muitas emoções que o poeta não descreveria. A cidade perdida e encontra a mais de 100 anos guarda um mistério entre suas montanhas e placas, uma estrutura que não se sabe ao certo como foi constituída ou como se mantém ate hoje com tanto êxito e mistério. O clima quente entre as montanhas de (IANAPICHU) e Machu Pichu revela a forma inteligente que os Incas pensaram em tudo. A Vista entre os vales, os rios correndo o sol nascendo é algo que não possui capacidade de ser traduzido.
Um povo alem do seu tempo, construções exatamente erguidas que refletem a inteligência e capacidade humana ou o mistério que existe em tudo isso. Tempos,casas,terraços,uma agricultura altamente inteligente,uma vista edificantimente harmônica e uma expressão ao construir tudo altamente calculado. Um sistema de tempo, uma astrologia avançada e reveladora e uma capacidade de ter constituído algo tão perfeito e tão distante de toda a civilização no meio de uma selva e longe de qualquer acesso, tanto que os espanhóis não descobriram na época da dominação do Peru. Nada se sabe como tudo foi construídas, como pedras tão bem encaixadas sem ajuda de massa foram encaixadas em um seguimento que a arquitetura, engenharia atual não se explica.
Escravos, camponeses, incas nada se sabe quem levou e levantou tudo isso. Muitas perguntas são feitas e poucas respostas são satisfatoriamente edificantes. Mas,uma coisa é certa este lugar tem algo mágico. Para os cristoes uma coisa é certa estar em Machu Pichu significa esta ao alto, perto do céu, a cerca de Deus. Para outros seguimentos um mistério domina a cidade perdida e encantada algo que não será respondido nem tão cedo, que nem a astrologia mais avançada conseguira conquistar.
Para uma jornalista conga participar de tudo isso é simplesmente diferente e encantador. Viajar significa conquista conhecimento sem precisar fazer grandes sacrifícios. Ainda mais em um lugar onde a cor é vida, vida. A comida é rica e saborosa e o mistério domina tudo.